Entenda a Expedição em 7 tópicos – RESUMÃO!

  • Nossa expedição Acordando Palavras é uma formação para jovens estudantes de periferia e profissionais de educação e da área social. Não é uma viagem turística.  Vamos aprender juntos nesta partilha!
  • Nossa formação se dará por meio de imersão transcultural e para isso, elegemos a cidade de La Paz na Bolívia, três ilhas do Lago Titicaca e a cidade de Puno no Peru. Essas são regiões latino-americanas em que há um contraste imenso entre belezas naturais e problemas sociais crônicos como a pobreza e falta de saneamento básico. Vamos para lugares pobres!
  • Nos hospedaremos em hostels baratos onde compartilharemos quarto, banheiro e cozinha com outros viajantes e em casas de moradores que estejam dispostos a partilhar seu lar conosco. Vamos dormir onde tenhamos apenas o mínimo necessário!
  • Compartilharemos dos modos de vida e da cultura local, utilizaremos os transportes públicos do povão e caminharemos a pé desbravando as localidades com mapas impressos. Buscaremos informações sobre os lugares perguntando aos moradores sobre onde conhecer, onde comer e também como vivem, como é sua vida... Vamos conhecer os lugares autótonos dessas localidades!
  • Realizaremos trabalhos voluntários em instituições peruanas, onde poderemos partilhar um pouco do que temos enquanto grupo. Vamos servir ao próximo!
  • Teremos durante a expedição oficinas, rodas de conversas e atividades guiadas pelos facilitadores com o objeto de tornam cada uma dessas vivências oportunidades de aprendizagens para os integrantes do grupo de expedicionários, além de momentos de estudo em grupo para dar relevo aos pressupostos teóricos que embasam essa proposta. Vamos ter estudo e prática inter-relacionados no cotidiano da expedição!
  • Faremos vídeos, textos e fotografias que irão eternizar essa experiência e sistematizar os conhecimentos adquiridos para ser compartilhados posteriormente. Essa expedição vai produzir conhecimento que iremos publicar! Vamos disseminar nossas aprendizagens para o mundo!
Por las calles de La Paz!

O que se pode aprender nesta “sala de aula”?

Para apoiar acesse: https://benfeitoria.com/acordandopalavras

Facilitadores (Idealizadores e Voluntários):

Carol FerigolliCarol Ferigolli – Professora, Psicopedagoga e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Morou 1 ano e meio no Peru onde realizou um projeto de desenvolvimento comunitário chamado Acordando Palavras. Dedica sua vida em intervir na aprendizagem dos que apresentam dificuldade em aprender.  Trabalhou com crianças, adolescentes e adultos. Fez a rota proposta da expedição algumas vezes e já viajou por 12 países, sempre de mochilão e com pouco dinheiro.

Clesio SabinoClesio Sabino – Historiador formado pela USP e especialista em Formação de Professores pelo Instituto Federal de São Paulo. Educador da área social há 20 anos. Especialista no trabalho com jovens de periferia, tendo em vista a educação vivencial e as expedições de aprendizagem como metodologia. É diretor da Associação Bem Comum. Morou na África do Sul e estudou em três outros países, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *