Escola Ribeirinha, Pantanal, Corumbá (MS), Brasil

De dezembro de 2011 a abril de 2012, trabalhei como assessora pedagógica da Escola Jatobazinho. Essa instituição fica na beira do Rio Paraguay na serra do Amolar em Corumbá, MS. Lá as crianças viviam na escola, num regime de internato, uma vez que o público atendido corresponde à crianças ribeirinhas, cujas famílias pertencem as comunidades tradicionais espalhadas por toda a região pantaneira.

O trabalho consistiu em acompanhar atividades em sala de aula, tutoriar os professores em seus planejamentos,  desenvolver projetos de aprendizagem para as atividades extra curriculares, implantar ações de gestão do espaço e de convivência,  atuar na formação dos trabalhadores da fazenda, entendendo seu papel fundamental como educador e apoiar a coordenação da escola na gestão cotidiana.

O cotidiano escolar trouxe significativas aprendizagens para a equipe docente da escola que necessitou se aventurar nas profundezas na cultura ribeirinha pantaneira para então propor espaços de conhecimento mais eficientes na formação das crianças e adolescentes atendidos na escola.

Contação de história...