Comunidade da Etnia Terena – Pantanal (MS), Brasil

Em 2009, recebemos um convite muito especial de um amigo antropólogo, o Alisson Pereira, que era formador de um programa governamental responsável por acompanhar e formar professores indígenas. Nos último anos, muitas crianças desta população tem apresentado deficiências, o que cria uma grande demanda para os educadores que necessitariam ter uma gama maior de estratégias para ensinar esses meninos e meninas.

Esses professores indígenas apresentavam uma lacuna em seu processo de aprendizagem e evidenciavam enorme dificuldade para ensinar as crianças com necessidades educativas especiais, por isso o Alisson nos convidou para fazer oficinas de formação com o objetivo de compartilhar propostas educativas focadas neste público e assim, instrumentalizar esses educadores em sua prática diária.

Os temas trabalhados com os professores foram: (1)Estratégias de leitura e (2) Alfabetização e Letramento.

Infelizmente, os recursos financeiros públicos foram limitados e por isso, as oficinas e visitas foram feitas com o recurso pessoal do envolvidos. O que não favoreceu uma continuidade do trabalho para além dos quatro dias de imersão realizados em junho de 2009.